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GP de São Paulo: o que esperar da briga pelo título da F1 em 2025

  • Foto do escritor: Diego Serni
    Diego Serni
  • 7 de nov.
  • 3 min de leitura

Disputa entre Norris, Piastri e Verstappen chega ao Brasil e pode ser impactada pela chuva

Dois carros de Fórmula 1 da equipe McLaren, pintados em laranja e preto, correm lado a lado em uma curva de pista asfaltada, com um carro vermelho aparecendo mais ao fundo.
Foto: Divulgação/F1

A quatro provas do fim do campeonato de 2025 da Fórmula 1, Lando Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen, os três protagonistas do ano, chegam à etapa de Interlagos, o GP de São Paulo, travando uma das disputas mais acirradas da década. E a chuva pode deixar essa batalha ainda mais imprevisível.


Norris, após assumir a liderança na etapa anterior com uma vitória dominante no México, tem o momento a seu favor, pelo menos na disputa interna da McLaren. Ambos os pilotos perderam terreno em relação à Verstappen, porém os últimos resultados de Lando o alavancaram para o topo da tabela, numa mistura de excelentes performances e controle de danos desde o GP da Itália, em setembro.


O histórico do britânico em Interlagos conta com uma vitória na corrida sprint de 2024 como principal destaque. O tempo instável no último ano, no entanto, foi seu principal adversário, considerando a vantagem de Max Verstappen na chuva, vencendo após partir da 17ª posição, mesmo com um carro inferior ao da McLaren naquela fase do campeonato.


Um cenário semelhante pode se repetir nesse fim de semana, que conta com previsão de chuva para os três dias de atividades do GP de São Paulo. O passado recente é um indicativo de vantagem ao piloto da Red Bull, que tirou mais de 60 pontos de diferença para os líderes do campeonato desde a prova de Zandvoort, na Holanda.


E onde Oscar Piastri se encaixa nessa equação? Dos três candidatos ao título, ele é o que mais perdeu momento na segunda metade do ano e chega a Interlagos sem subir ao pódio desde Monza, na Itália, com resultados abaixo do esperado para o carro, principalmente quando comparado ao desempenho de Norris.


Em Interlagos, o australiano possui um 8º lugar como melhor resultado em duas corridas disputadas em solo brasileiro, mais um fator desfavorecendo as pretensões do piloto na pista paulista.


Primeiro brasileiro na era GP de São Paulo

2025 marca o retorno de um brasileiro pilotando um carro de Fórmula 1 em Interlagos, com Gabriel Bortoleto sendo o primeiro do país a correr na atual fase da corrida, nomeada como GP de São Paulo desde 2021.


O piloto de Osasco (SP) vem sendo um dos destaques entre os estreantes da temporada com a Kick Sauber, que se tornará o time de fábrica da Audi a partir do próximo ano, que também marca um novo ciclo de regulamento técnico dos carros. Bortoleto pontuou em cinco das 20 etapas, registrando um 6º lugar na Hungria como melhor resultado até o momento.


Algumas das melhores chegadas de Gabriel Bortoleto vieram justamente em pistas como o Red Bull Ring (Áustria), Spa-Francorchamps (Bélgica) e Monza, todas com características semelhantes a Interlagos, como a alta velocidade e a menor pressão aerodinâmica nos carros.


Dessa maneira, é possível projetar um desempenho similar do brasileiro na sua estreia no Autódromo José Carlos Pace como piloto de F1, buscando mais pontos para ajudar a Kick Sauber na disputa contra a americana Haas pelo 8º lugar no campeonato de Construtores, após uma inesperada 4ª posição de Oliver Bearman na última prova no México.


Um bom resultado na etapa de Interlagos é vital para os postulantes ao título em 2025, pois faltarão somente três etapas e três oportunidades para que Lando Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen possam disputar os pontos restantes e seguirem na luta pela vitória entre os pilotos.

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