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Novo Porsche 911 GT3 estreia no mercado brasileiro

  • Foto do escritor: Redação | Automotive S/A
    Redação | Automotive S/A
  • 4 de nov.
  • 3 min de leitura

Modelo chega ao país por R$ 1,62 milhão em duas versões, GT3 e GT3 Touring, ambas com motor 4.0 aspirado de 510 cv e foco em desempenho de pista


Porsche 911 GT3 em curva de circuito, destacando faróis redesenhados, entradas de ar dianteiras e faixa central preta.
Fonte: Divulgação/Porsche

Com as primeiras unidades entregues neste mês, o novo Porsche 911 GT3 estreia no mercado brasileiro com preço inicial de R$ 1.620.000. O modelo, que celebra os 25 anos da linha GT3, mantém o foco em desempenho e uso em pista, agora oferecido em duas configurações: a versão tradicional, com asa traseira fixa, e o pacote Touring, de visual mais discreto.


O motor continua sendo o boxer aspirado de 4,0 litros, com 510 cv e 45,9 kgfm de torque, acoplado a transmissões manual de seis marchas ou PDK de dupla embreagem com sete marchas. Segundo dados da fabricante, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos com câmbio automático e 3,9 segundos com o manual, alcançando 313 km/h de velocidade máxima. Mesmo com o sistema de emissões atualizado, o conjunto mantém a característica central da linha GT3, com alta rotação, resposta imediata e som característico do motor aspirado.


Duas configurações e foco em desempenho


O novo GT3 é o primeiro da série a ser lançado simultaneamente em duas versões. A configuração com asa traseira foi projetada para uso em pista, enquanto o pacote Touring elimina o aerofólio fixo e adota um spoiler retrátil, privilegiando o equilíbrio entre performance e uso em vias públicas. “Particularmente em estradas sinuosas, você pode sentir claramente que a direção está ainda melhor ajustada do que a do seu antecessor”, diz Walter Röhrl, embaixador da marca Porsche. “Ela transmite ainda mais confiança no carro porque responde de forma mais calma a partir da posição central, sem perder sua característica direta”.


Porsche 911 GT3 em circuito, mostrando a traseira com asa fixa, difusor e rodas de liga leve.
Fonte: Divulgação/Porsche

O modelo recebeu aprimoramentos aerodinâmicos e estruturais, com difusor frontal redesenhado, novo formato do lábio do spoiler e aerofólios modificados sob o assoalho. A suspensão dianteira de duplo braço passou a adotar componentes derivados do 911 GT3 RS, com braços em perfil aerodinâmico e geometria revisada para reduzir o movimento de inclinação da carroceria em frenagens.


O uso extensivo de materiais leves segue como um dos pilares do projeto. Com componentes em fibra de carbono, o 911 GT3 pesa 1.420 kg em sua configuração mais leve. O conjunto de rodas de alumínio reduz a massa não suspensa, e a bateria de íon-lítio de 40 Ah contribui para a distribuição de peso. O modelo pode ainda receber rodas de magnésio no pacote Weissach, oferecido pela primeira vez nesta geração e voltado a quem pretende explorar o carro em circuitos.


Interior e novos recursos


O interior mantém a ergonomia típica dos modelos 911, mas incorpora elementos funcionais voltados à condução esportiva. O painel centraliza o conta-giros analógico com faixa vermelha em 9.000 rpm, e o modo Track Screen simplifica o painel digital para exibir apenas dados essenciais, como temperatura, pressão de óleo, nível de combustível e luzes de troca de marcha.


Entre os novos itens está o assento esportivo leve com estrutura de fibra de carbono (CFRP), encosto rebatível e ajustes elétricos de altura. O pacote Touring pode receber, pela primeira vez, bancos traseiros opcionais, ampliando a usabilidade do carro sem alterar sua proposta dinâmica.


Interior do Porsche 911 GT3 com volante esportivo, painel digital, câmbio manual e acabamento em Race-Tex.
Fonte: Divulgação/Porsche

A Porsche também oferece pacotes adicionais de personalização. O Weissach Package adiciona peças estruturais em fibra de carbono e rodas de magnésio, enquanto o Clubsport Package, voltado a uso em pista, inclui gaiola de proteção, cinto de seis pontos e extintor de incêndio, sem custo adicional.


De acordo com Andreas Preuninger, chefe da linha GT da Porsche, o novo modelo reflete o aprimoramento contínuo da série. “O novo 911 GT3 se tornou ainda mais emocionante e individual. Nós nos aprofundamos em uma riqueza de detalhes e demos a ele muitos recursos que nossos clientes queriam. Isso permite que o GT3 seja adaptado ainda mais especificamente ao propósito ou às preferências do motorista”, finaliza.

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