top of page

Mercado de veículos elétricos cresce quase 90% em um ano e ganha espaço entre consumidores brasileiros

  • Foto do escritor: Redação | Automotive S/A
    Redação | Automotive S/A
  • 4 de nov.
  • 2 min de leitura

De janeiro a agosto de 2025, mais de 126 mil unidades eletrificadas foram emplacadas no país, segundo dados da ABVE


Carro elétrico sendo recarregado em ponto de carregamento, com uma mulher ao lado usando o celular.
Imagem: Freepik

O mercado brasileiro de veículos eletrificados segue em forte expansão. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o setor registrou crescimento de 89% em 2024, com 177.358 unidades emplacadas, em comparação às 93.927 de 2023. Em 2025, os números continuam em ritmo acelerado. Somente até agosto, já foram 126.087 veículos eletrificados vendidos, o que representa 9,4% de participação no mercado automotivo leve do país. Em maio, o Brasil atingiu a marca de 16.641 unidades comercializadas em apenas um mês, consolidando recordes de vendas consecutivos. 


Os veículos eletrificados, que englobam modelos híbridos e 100% elétricos, chamam a atenção pela eficiência energética, menor custo de manutenção e baixa emissão de poluentes. Quando comparados aos motores de combustão tradicionais, que têm aproveitamento médio de apenas 30% devido ao calor e atrito excessivos, os modelos elétricos oferecem melhor desempenho e uso de energia, além de emitirem pouco ou nenhum gás de efeito estufa e ruídos. 


Segundo Gyovanna Alves e Silva Oliveira, coordenadora do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera, embora a modalidade seja promissora, ainda existem desafios importantes. “Apesar das vantagens ambientais e econômicas, é preciso considerar toda a cadeia, desde a produção até o descarte das baterias, que ainda gera impactos relevantes. Há propostas de reaproveitamento, como uso em sistemas de energia para edifícios, mas isso não elimina a preocupação com resíduos. Além disso, o Brasil ainda precisa expandir a infraestrutura de recarga e diversificar as opções acessíveis ao consumidor”, avalia. 


Mesmo diante dessas barreiras, a docente acredita que a tendência é de consolidação. “Os números mostram que o interesse dos brasileiros cresce a cada ano. Com a chegada de novos modelos e preços mais competitivos, somados a políticas de incentivo e campanhas de conscientização, os veículos elétricos devem ocupar cada vez mais espaço no mercado automotivo nacional”, conclui a docente.

Comentários


  • Instagram
  • LinkedIn
  • X
  • TikTok
  • Tópicos
  • Facebook
logo branca do portal automotive sa

Automotive S/A é um portal de notícias especializado no setor automotivo. Publica reportagens sobre veículos, indústria, mercado e automobilismo.

 

O conteúdo aborda lançamentos, produção, vendas, tecnologia, políticas públicas e estratégias de montadoras e fornecedores.

bottom of page