top of page

Mercado automotivo brasileiro deve encerrar o ano melhor que em 2024, aponta Data OLX Autos

  • Foto do escritor: Redação | Automotive S/A
    Redação | Automotive S/A
  • 4 de nov.
  • 2 min de leitura

Nova edição da Análise Setorial destaca crescimento das exportações


Consultor de concessionária conversa com casal ao lado de um carro branco, em ambiente de showroom, durante negociação de compra de veículo.

O setor automotivo deve fechar 2025 com resultados melhores do que no ano anterior. A conclusão vem da nova edição da Análise Setorial, elaborada pelo Data OLX Autos, fonte de inteligência automotiva do Grupo OLX, que consolidou dados e indicadores do segmento no terceiro trimestre. Segundo o estudo, as vendas de carros novos acumuladas em 12 meses a contar de setembro cresceram 6,1% e a produção cresceu 8,9%. O desempenho indica que, caso as vendas e a produção do último trimestre se mantenham nos patamares de 2024, devem superar as projeções das entidades de classe (Fenauto e Anfavea).


Fonte: Anfavea
Fonte: Anfavea

O segmento de carros usados também deve ter um bom resultado em 2024 e atingir a previsão feita pela Fenauto.


Fonte: Senatram, Fenabrave, Fenauto
Fonte: Senatram, Fenabrave, Fenauto

Mercado externo em destaque

 

Segundo o estudo, após um ano e meio de saldos negativos no comércio de veículos de passageiros com outros países, voltamos a ter superávit no resultado acumulado em 12 meses em agosto e setembro deste ano. A principal explicação para a reversão do déficit é o elevado crescimento das vendas para a Argentina


Fonte: Anfavea
Fonte: Anfavea


ree

“Os dados consolidados pelo relatório do Data OLX Autos mostram um setor resiliente, a despeito dos desafios impostos pelas altas taxas de juros, que afetaram negativamente o mercado de crédito para aquisição de automóveis”, afirma Flávio Passos, VP de Autos do Grupo OLX.

 

Conjuntura macroeconômica

 

Após quase seis meses do início da guerra comercial no cenário global, o setor automobilístico brasileiro não foi significativamente afetado.

 

Internamente, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 2,9% no primeiro trimestre e 2,2% no segundo e deve fechar o ano com um aumento de 2,2%.

 

Em setembro, a inflação medida pelo IPCA desacelerou em relação a junho. No setor automotivo, o Programa Carro Sustentável influenciou na queda da inflação de veículos novos. Já a inflação de carros usados permaneceu relativamente estável, com 1,44% em setembro.


Fonte: IBGE
Fonte: IBGE

Os juros para financiamento de veículos se encontram em patamares superiores ao do ano passado, apesar de quedas recentes nas taxas para pessoas físicas e jurídicas. Isto se relaciona principalmente ao valor da Selic, em 15% desde setembro de 2024.


Fonte: Banco Central do Brasil
Fonte: Banco Central do Brasil

A concessão de crédito real para a compra de automóveis começou a apresentar redução em março para pessoas físicas e em fevereiro para jurídicas. No comparativo com dezembro de 2024, houve recuo de 2,5% e 6,5% em agosto para os dois perfis, respectivamente.


Fonte: Banco Central do Brasil
Fonte: Banco Central do Brasil

Os financiamentos de automóveis e comerciais leves concedidos de janeiro a setembro de 2025 caíram 2,1% em comparação ao mesmo período de 2024. Por outro lado, os financiamentos de veículos novos subiram 2,7%, enquanto os de veículos usados caíram 3,2%.


Fonte: B3
Fonte: B3

Elaborado pelo Data OLX Autos, a Análise Setorial reúne dados e traz um panorama sobre o mercado automotivo no Brasil, abordando temas como produção, vendas, importações, exportações, concessão de crédito e cenário macroeconômico, oferecendo uma visão estratégica e atualizada do setor.

 

O relatório completo pode ser encontrado na landing page do Data OLX Autos: Link

 

Comentários


  • Instagram
  • LinkedIn
  • X
  • TikTok
  • Tópicos
  • Facebook
logo branca do portal automotive sa

Automotive S/A é um portal de notícias especializado no setor automotivo. Publica reportagens sobre veículos, indústria, mercado e automobilismo.

 

O conteúdo aborda lançamentos, produção, vendas, tecnologia, políticas públicas e estratégias de montadoras e fornecedores.

bottom of page