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Jeep Avenger será produzido em Porto Real (RJ)

  • Foto do escritor: Redação | Automotive S/A
    Redação | Automotive S/A
  • 30 de set.
  • 2 min de leitura

Modelo será o primeiro Jeep fabricado fora de Goiana (PE) e o quarto da marca produzido no país


Jeep Avenger branco estacionado em estrada de paralelepípedo, com vista panorâmica para montanhas e neblina ao fundo, durante o dia
Jeep Avenger será produzido no Polo Automotivo de Porto Real a partir de 2026 - Imagem: Divulgação

A Stellantis acaba de confirmar a produção do Jeep Avenger no Polo Automotivo de Porto Real, no Rio de Janeiro, a partir de 2026. O anúncio ocorre quatro meses após a revelação da chegada do modelo ao mercado brasileiro e integra as comemorações pelos 10 anos da Jeep no país. Posicionado como o novo modelo de entrada da marca no Brasil, o Avenger passará a compor a linha nacional ao lado de Renegade, Compass e Commander.


A confirmação também está inserida no plano de investimentos de R$ 3 bilhões anunciado para o polo fluminense entre 2025 e 2030. O pacote contempla, além da nacionalização do Avenger, a contratação de 300 novos colaboradores e a chegada de cinco novos fornecedores, dos quais dois estarão fisicamente instalados dentro do parque industrial até 2026.


Plataforma e integração industrial


O Avenger será o único Jeep nacional produzido com base na plataforma CMP (Common Modular Platform), desenvolvida originalmente pela PSA e utilizada nos modelos Citroën C3, Aircross e Basalt, todos fabricados em Porto Real. A escolha da unidade fluminense permite, portanto, o aproveitamento da infraestrutura já existente para veículos baseados nessa arquitetura.


Os demais modelos da Jeep produzidos no Brasil (Renegade, Compass e Commander) utilizam a plataforma Small Wide e seguem com produção concentrada no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco.


Com isso, o Avenger se tornará também o primeiro veículo da marca Jeep a ser produzido fora do polo automotivo de Pernambuco, marcando um novo ciclo de diversificação industrial dentro da Stellantis no Brasil.


Segundo Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul, a produção do Avenger reforça a estratégia multimarcas do grupo e amplia o papel da unidade de Porto Real no portfólio industrial regional. “O modelo reforça o protagonismo da nossa equipe na América do Sul, que entrega o mais alto padrão de qualidade, inovação, conhecimento e capacidade técnica”, afirma a executiva


Motorização


A versão brasileira do Avenger deverá adotar o motor 1.0 turbo (T200), já presente nos Citroën produzidos em Porto Real. O propulsor entrega até 130 cv de potência e torque de 20,4 kgfm, acoplado a uma transmissão CVT, de 7 marchas simuladas.

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