Nissan investe R$ 3,3 milhões em formação para manutenção de veículos eletrificados
- Redação | Automotive S/A
- 27 de mar.
- 2 min de leitura
Em parceria com Firjan SENAI Resende, iniciativa busca fortalecer a empregabilidade e inclusão social de jovens da região Sul Fluminense

A Nissan do Brasil anunciou um investimento de R$ 3,3 milhões até 2030 em um programa gratuito de qualificação profissional para jovens e adultos no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolvida em parceria com a Firjan SENAI Resende, a iniciativa é a primeira do país dedicada à manutenção de veículos eletrificados.
O projeto tem como foco até 300 participantes, a partir de 18 anos, nos municípios de Barra Mansa, Resende e Quatis. Foi estruturada, ainda, uma turma específica para agentes públicos da região, onde fica o Complexo Industrial da Nissan. A unidade, situada em Resende, prepara-se para a produção de dois novos SUVs e um motor turbo.
O curso terá 360 horas de formação, ministradas por instrutores que receberam treinamento no Centro de Treinamento da Nissan em Jundiaí (SP). Para apoio às aulas práticas, a marca doou duas unidades do Nissan LEAF, modelo 100% elétrico.
De acordo com o diretor de Assuntos Externos, Governamentais e Sustentabilidade da Nissan do Brasil. Fernando Flórido, o projeto faz parte do plano global Ambition 2030. "Buscamos contribuir para um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo, com forte compromisso em promover o desenvolvimento local das comunidades onde estamos inseridos”, afirma.
Além de capacitar técnicos em tecnologias eletrificadas, a Nissan destaca que o projeto está alinhado às metas de desenvolvimento sustentável, com ênfase na Educação de Qualidade e no Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Paulo Dinis, vice-presidente da Firjan Sul Fluminense, vê a iniciativa como um movimento em direção à mobilidade sustentável e à descarbonização do setor de transportes.
A Nissan mantém ainda outras ações sociais voltadas para educação na região. Em 2024, a fabricante implementou 20 iniciativas que beneficiaram mais de 5 mil pessoas no Brasil, incluindo programas como o “Escola Verde” e o “Trânsito Seguro e Sustentável”. Outro exemplo é o Profi-san, em Itatiaia, que oferece formação de programação de jogos digitais com obras de acessibilidade na escola local.
تعليقات