top of page

Vibra lança linha de lubrificantes com nova especificação API SQ

  • Foto do escritor: Redação | Automotive S/A
    Redação | Automotive S/A
  • 31 de mar.
  • 2 min de leitura

Empresa é a primeira no Brasil a oferecer produtos que atendem à nova norma internacional, válida a partir de 31 de março

Funcionário da Vibra com uniforme e equipamentos de segurança em linha de produção de lubrificantes Lubrax, com galões amarelos sobre esteira industrial ao fundo.

A Vibra Energia, operadora da marca Lubrax, iniciou nesta segunda-feira (31) a comercialização de lubrificantes que atendem à nova especificação API SQ, em vigor no Brasil a partir de hoje. A empresa afirma ser a primeira do mercado nacional a lançar produtos com a nova norma, que substitui a API SP como referência para veículos leves.


A estreia da linha ocorre com foco em veículos híbridos, com dois produtos sintéticos: Lubrax Top Auto Híbrido 5W30 SQ e 0W20 SQ. Os lubrificantes são os primeiros lançamentos da nova fase da marca Lubrax, que passa a adotar uma nova identidade visual e nomenclatura reorganizada por segmentos: Auto, Turbo, Moto e Agro.


Embalagens dos lubrificantes Lubrax Top Auto 0W20 e 5W30, desenvolvidos para carros híbridos e com especificação API SQ, sobre fundo verde com elementos gráficos.

A API SQ foi desenvolvida para atender às demandas específicas dos motores modernos, como os equipados com sistemas de partida frequente (start-stop), motorização híbrida e tecnologias de controle de emissões como o filtro de partículas para motores a gasolina (GPF). Entre os requisitos técnicos da norma estão maior resistência à pré-ignição em baixa rotação (LSPI), melhor fluidez em baixas temperaturas e redução na formação de depósitos nos pistões.


Segundo a Vibra, os novos produtos são retrocompatíveis com aplicações anteriores (API SP, SN+ e outras), e apresentam ganhos mensuráveis em parâmetros como proteção anticorrosiva (70% superior) e limpeza do motor (10% superior). Os testes também indicam potencial de economia de combustível de até 5%, conforme ciclos padronizados de medição.


A formulação foi desenvolvida considerando condições de uso específicas do mercado brasileiro, com base em estudos sobre o perfil de rodagem nacional em comparação aos ciclos internacionais. A empresa afirma que o lançamento integra uma estratégia de antecipação ao novo cenário regulatório e à evolução tecnológica da frota.


O lançamento também marca a reformulação visual da linha Lubrax. A nova embalagem adota uma estratégia de diferenciação por cores conforme a base do lubrificante (mineral, semissintético, sintético e sintético premium) e reorganiza a exibição de informações técnicas, como viscosidade e certificações OEM. A proposta, segundo a companhia, é melhorar a leitura e facilitar a escolha do produto no ponto de venda, além de atender aos requisitos de comunicação de mercados internacionais.

Comments


  • Instagram
  • LinkedIn
  • X
  • TikTok
  • Tópicos
  • Facebook
logo branca do portal automotive sa

O Automotive S/A oferece uma visão completa sobre o que está transformando o mundo dos automóveis.

bottom of page