Stellantis anuncia demissão de 400 trabalhadores em fábrica de Detroit para cortar custos
- Redação | Automotive S/A
- 9 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Esta é a terceira rodada de demissões realizadas pelo grupo em fábricas dos EUA nos últimos meses

A montadora Stellantis, detentora de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Dodge e Ram, anunciou na sexta-feira (8) que demitirá 400 funcionários de uma fábrica de peças automotivas em Detroit, como parte de um esforço para reduzir custos em suas operações na América do Norte. A medida é mais um passo na estratégia da empresa para enfrentar a queda nas vendas e lucros nos EUA e posicionar a companhia para um “forte começo em 2025”, segundo comunicado.
Esta é a terceira rodada de demissões realizadas pela Stellantis em fábricas dos EUA nos últimos meses. Na quarta-feira (6), a empresa demitiu 1.100 funcionários em uma fábrica da Jeep Gladiator em Ohio. Em agosto, encerrou a produção da picape Ram 1500 Classic em Michigan, resultando na eliminação de até 2.450 empregos sindicalizados.
O movimento de redução de custos tem atraído críticas do sindicato United Auto Workers (UAW). O presidente da UAW, Shawn Fain, ameaçou uma greve nacional nas instalações da Stellantis, afirmando que a montadora não cumpriu promessas feitas ao sindicato no ano passado. Alguns capítulos sindicais locais já votaram a favor de uma autorização de greve.
A Stellantis afirma estar cumprindo os termos do acordo com o UAW, enquanto 80 membros do Congresso pedem que a empresa honre seus compromissos de investimento previstos no contrato com o sindicato. A situação aumenta a tensão entre a montadora e o UAW, que já declarou estar preparado para utilizar “todas as ferramentas” disponíveis para proteger os empregos de seus membros.
Comments