Planta da BMW em Araquari adota tecnologia sustentável destinada ao processo de pintura
- Redação | Automotive S/A
- 27 de mar.
- 1 min de leitura
Tecnologia utilizada para aquecer água ajuda na redução de emissões de CO2

O BMW Group Brasil acaba de anunciar que a fábrica localizada em Araquari (SC) passou utilizar uma bomba de calor, a base de energia elétrica, para o aquecimento de água empregada em um dos processos de pintura das carrocerias, em substituição ao uso de gás natural. A tecnologia é mais eficiente e sustentável do que a queima de gás natural, o que contribui para a redução de carbono no processo de fabricação da planta.

De acordo com o diretor da fábrica do BMW Group Brasil em Araquari, Otavio Rodacoswiski a nova tecnologia traz benefícios significativos com a redução de 10% das emissões de CO2 na produção de veículos.
"A adoção da bomba de calor é mais um passo importante do BMW Group Brasil em direção a uma produção cada vez mais sustentável. Essa tecnologia nos permite substituir o uso de combustíveis fósseis por energia elétrica em um dos processos, reduzindo substancialmente nossas emissões de CO2", afirma o executivo.
A Planta Araquari, que completará 11 anos de operação em 2025, é responsável pela produção do BMW Série 3, BMW X1, BMW X4 e o BMW X5 híbrido plug-in. Com uma área total de 1,5 milhão de m², incluindo 112.893 m² de edifícios, conta com atividades de montagem, soldagem da carroceria, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares.
Comments