top of page

Exportações crescem e vendas batem recorde em outubro

  • Foto do escritor: Redação | Automotive S/A
    Redação | Automotive S/A
  • 7 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de nov. de 2024

Setor atinge maior volume de vendas em dez anos e alta de 21,6% em relação a 2023, segundo ANFAVEA


Imagem de um pátio repleto de carros novos, organizados em fileiras, prontos para serem distribuídos. A imagem destaca a grande quantidade de veículos, com modelos variados em diferentes cores, evidenciando a alta na produção e estoque de veículos.

O mercado automotivo brasileiro viveu em outubro um dos melhores momentos da última década. Com 264,9 mil veículos emplacados, o setor alcançou um recorde não visto desde dezembro de 2014, superando os níveis de dezembro de 2019. Esse aumento representa um crescimento de 12,1% em comparação com setembro e de 21,6% frente a outubro de 2023, resultando em uma média de 11,5 mil unidades vendidas por dia, a maior de 2024, segundo a ANFAVEA. Esse avanço colocou o Brasil como o quinto maior mercado de veículos em outubro, à frente até mesmo da Alemanha.


A produção também acompanhou essa alta, com 249,2 mil veículos fabricados em outubro, um aumento de 8,3% em relação a setembro e de 24,7% em comparação com o ano anterior. Mesmo assim, a produção ficou atrás dos emplacamentos, devido ao volume de importações. “Embora esse tenha sido o segundo melhor mês do ano em produção, ainda estamos abaixo dos emplacamentos, em função do elevado volume de importações”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Márcio de Lima Leite.


Em outubro, os modelos importados marcaram presença expressiva, com 47 mil unidades vendidas, o maior volume da década. Entre esses, os veículos chineses representaram metade das importações fora do Mercosul. No acumulado do ano, as vendas de veículos estrangeiros alcançaram 369,1 mil unidades, um salto de 36% em relação ao mesmo período de 2023.


Embora as exportações ainda estejam abaixo das importações, o segmento mostra sinais de recuperação. Outubro registrou 43,5 mil unidades exportadas, 39,2% a mais do que no mesmo mês do ano passado. No acumulado de 2024, as exportações totalizaram 327,8 mil veículos, uma leve queda de 7,4% em relação ao ano anterior.


Outro dado positivo para o setor foi o aumento no número de empregos. Nos últimos 12 meses, foram gerados 7 mil novos postos de trabalho diretos, com expectativa de criação de mais 70 mil vagas ao longo da cadeia automotiva. Leite celebra a conquista, destacando a importância da indústria na geração de empregos. “Esse é o indicador que mais nos deixa felizes, pois temos grande responsabilidade sobre os cerca de 1,2 milhões de trabalhadores do setor automotivo”, finaliza.

Comentários


  • Instagram
  • LinkedIn
  • X
  • TikTok
  • Tópicos
  • Facebook
logo branca do portal automotive sa

O Automotive S/A oferece uma visão completa sobre o que está transformando o mundo dos automóveis.

bottom of page