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C3 Aircross recebe nota zero e Corolla perde uma estrela em teste de segurança

  • Foto do escritor: Redação | Automotive S/A
    Redação | Automotive S/A
  • 21 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Testes foram realizados pelo Latin NCAP, programa de avaliação de veículos novos para América Latina e Caribe

Citroën C3 Aircross submetido a teste de impacto lateral pelo Latin NCAP, mostrando a deformação da lateral do veículo e simulando condições de colisão para avaliação de segurança.
Testes incluíram impacto frontal, impacto lateral, efeito chicote cervical, proteção de pedestres e avaliação do ESC

O Latin NCAP, programa de avaliação de veículos novos para América Latina e Caribe, divulgou os resultados da quarta rodada de testes de 2024, com nota zero para o Citroën C3 Aircross, produzido no Brasil, em teste de segurança. O Toyota Corolla, que antes detinha cinco estrelas, teve sua nota reduzida para quatro após uma auditoria no modelo vendido no México.


C3 Aircross: zero estrelas em teste de segurança


Os testes incluíram impacto frontal, impacto lateral, efeito chicote cervical (whiplash), proteção de pedestres e avaliação do ESC. O teste de impacto lateral com poste foi pontuado com zero devido à ausência de airbags laterais de proteção para a cabeça, mesmo como opcional.


Os resultados indicaram proteção fraca para o tórax do passageiro no impacto frontal e intrusão relevante na cabine durante o impacto lateral, aumentando os riscos de lesões. O teste de chicote cervical mostrou proteção pobre para o pescoço dos ocupantes. A proteção dinâmica infantil não obteve pontuação devido à ausência de sinalização adequada dos ancoramentos ISOFIX e falhas em diversos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) testados.


Além disso, o veículo não oferece funcionalidades como assistência de velocidade, permanência em faixa ou frenagem autônoma de emergência.


Citroën C3 Aircross em teste de impacto frontal realizado pelo Latin NCAP, com a frente do veículo deformada, avaliando proteção de ocupantes e segurança estrutural.
Resultados indicaram proteção fraca para o tórax do passageiro no impacto frontal

Toyota Corolla: de cinco para quatro estrelas após auditoria


O Toyota Corolla, que recebeu cinco estrelas em 2022, foi reavaliado após uma auditoria do Latin NCAP em um modelo produzido no México. O impacto frontal manteve desempenho semelhante ao teste original, mas a área de cobertura dos airbags laterais de cortina foi menor, resultando na perda de dois pontos.


Além disso, o modelo apresentou uma marca de aviso nos airbags que não atende aos requisitos do Latin NCAP, afetando a pontuação de proteção infantil. Como resultado, a nota do Corolla foi reduzida para quatro estrelas no teste de segurança.


Os problemas identificados podem ser corrigidos na produção e não estão relacionados diretamente ao desempenho nos testes, segundo o Latin NCAP.


Toyota Corolla submetido a um teste de impacto frontal pelo Latin NCAP, com danos visíveis na frente do veículo, simulando condições de colisão para avaliação de segurança.
Área de cobertura dos airbags laterais de cortina resultou na perda de dois pontos

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